5 Razões Poderosas Para Comer Mais Devagar
Um dos problemas de nossas vidas é que muitos de nós correm tanto durante o dia, sem tempo para nada… e quando temos tempo para comer algo, nós simplesmente jogamos a comida para dentro.
Isso leva a uma vida estressante, nada saudável.
Com o simples mas poderoso ato de comer mais devagar, podemos começar a reverter este estilo de vida imediatamente. Quão difícil é. Se você fizer mordidas menores, mastigar cada pedaço mais devagar e por mais tempo, você aproveitará sua refeição por mais tempo.
Levará apenas alguns minutos extras a cada refeição, e mesmo assim pode trazer efeitos profundos.
Talvez você já tenha ouvido falar do Movimento Slow Food, que iniciou na Itália há cerca de duas décadas atrás para conter o movimento fast food. Tudo que o fast food é, o Slow Food não é.
Se você ler o Manifesto Slow Food, você verá que não é somente sobre saúde – é sobre estilo de vida. E se você quer adotar este estilo de vida ou não, existem algumas razões que você deveria considerar para comer devagar:
1. Emagrecer: Um número crescente de estudos confirmam que apenas por comer mais devagar, você consome menos calorias – de fato, o suficiente para perder cerca de 10kg por ano sem fazer nada diferente ou comer nada diferente. A razão é que leva cerca de 20 minutos para o nosso cérebro registrara que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, nós continuamos a comeralém do ponto em que estamos satisfeitos. Se comemos lentamente, temos tempo de perceber que estamos satisfeitos e parar no tempo certo. É claro que também se recomenda a ingesta de alimentos saudáveis, mas se entre seus objetivos encontra-se a perda de peso, comer devagar deve fazer parte de seu novo estilo de vida.
2. Aproveite seu alimento. Esta razão é tão poderosa quanto a anterior, em minha opinião. É difícil aproveitar uma refeição se ela for realizada rapidamente. De fato, é até interessante comer alimentos calóricos, se você comer uma pequena quantidade devagar. Pense sobre isso: você quer comer alimentos calóricos (sobremesas, alimentos fritos, pizza, etc.)porque tem um gosto bom. Mas se você comê-los rapidamente, não irá aproveitá-los! Se você comê-los devagar, você terá a mesma quantidade de gosto bom mas com uma quantidade menor indo para o seu estômago. Esta é a matemática que funciona para mim. Faça de suas refeições um prazer gastronômico, não uma coisa que você faz correndo, entre eventos estressantes.
3. Melhor digestão. Se você comer devagar, você poderá mastigar melhor sua comida, o que leva à melhor digestão. A digestão começa na boca, assim quanto mais trabalho for feito lá, menos trabalho você deixará para o estômago. Isso levará a uma menor incidência de problemas digestivos.
4. Menos estresse. Comer devagar e prestar atenção ao hábito de comer pode ser uma ótima forma de exercitar a mente. Viva o momento, ao invés de correr através da refeição pensando o que fazer logo a seguir. Quando você está comendo, você deve comer. Este tipo de exercício mental, eu acredito, levará você a uma vida menos estressante e feliz a longo prazo. Tente.
5. Rebele-se contra o fast food e a “fast life”. Nossa vida de ritmo rápido, estressante e caótica – “Fast Life” – nos leva a ingerir fast food e, ainda por cima, a comê-la rápido. Este é um estilo de vida que nos está desumanizando, tirando nossa saúde, nos tornando estressados e infelizes. Nós atravessamos o dua fazendo uma tarefa automática atrás da outra, sem tomar tempo para viver a vida, aproveitar a vida, tempo de se relacionar (de verdade) um com o outro, de sermos humanos. Rebele-se contra esta filosofia e estilo de vida inteiros… com o pequeno ato de comer mais devagar. Não coma “comidas rápidas”, fast food. Coma em um bom restaurante ou, melhor ainda, cozinhe sua própria comida e aproveite-a inteiramente. Experimente a vida por si próprio.
(traduzido com permissão do autor de Zen Habits, escrito originalmente por Leo Babauta)