Inversor de 12 volts para 220 volts
Hoje realizamos a primeira reunião de uma força-tarefa idealizada para ajudar no processo de transição para uma sociedade mais livre e limpa energeticamente. Em uma reunião na UFSC – Araranguá, estivemos Werther Serralheiro, Eduardo Tocchetto, Gabriel Lobato, a equipe da Empresa Jr. da Engenharia de Energia da UFSC (Jamil Bacha, Hanna Itamaro, Leticia Dalpaz, Caroline Farias, Rodolfo Souza, Raffaela Zandomenego, Ronaldo Torres da Silveira) e eu, Rafael Reinehr, reunidos para dar o primeiro passo em um projeto que deverá, entre outras coisas:
– pesquisar a matriz de ventos de Araranguá
– criar um projeto de fácil reprodutibilidade, open source, de geração energética eólica
– possibilitar o espalhamento da tecnologia para residências e áreas rurais, a baixo custo, com materiais majoritariamente locais ou nacionais
Conversou-se também sobre a necessidade de pensar no desenvolvimento de um inversor de 12 volts para 220 volts, enquanto o mercado não está pronto para produzir equipamentos de 12V de corrente contínua, como os produzidos pelo gerador eólico.
Definimos que iremos tentar conseguir algum apoio financeiro inicial via crowdfunding, talvez através do Catarse.me. O resultado do projeto será disponibilizado de forma livre, com tutoriais e documentação completa para poder ser reproduzido por indivíduos e instituições que desejarem possuir independência energética a partir da força dos ventos, onde isso for possível e desejável.
Observação: O título deste post é Inversor de 12 volts para 220 volts para demonstrar ao Gabriel como podemos colocar algumas palavras-chave entre os 10 melhores resultados do Google em poucos dias usando algumas ferramentas de SEO. Espero que funcione.
Um comentário
gabriel lobato
Tu conseguiu tche! terceiro resultado da segunda página hehehehe