Comer Menos Reduz Envelhecimento
Em 1999, a revista Science publicou um artigo demonstrando que o perfil de expressão gênica do envelhecimento é retardado pela restrição calórica. O estudo, realizado em ratos, mas extrapolado para todos mamíferos, sugere que pessoas que comem menos – do ponto de vista energético ou calórico – produziriam um padrão de expressão gênica com menores marcadores de estresse celular, além de promoverem uma mudança metabólica em direção a uma maior troca proteica e um dano molecular reduzido.
Tradução para o português: quem come menos, vive mais. Quer envelhecer mais devagar? Fecha a boca mané!
E agora, meus 3 leitores, o que é envelhecer com saúde? É restringir os prazeres da vida para prolongar nosso tempo acima da superfície do planeta Terra ou é entregar-se hedonicamente as prazeres gustativos e gastronômicos e assim encurtar nossa permanência jovem e saudável nesta existência?
Pessoalmente, continuo crendo que a melhor resposta já foi dada, há milhares de anos em um continente que hoje chamamos de Ásia e ela chama-se Caminho do Meio, o equilíbrio entre o usufruto e a contenção. Sem dúvida, harmonizar as escolhas que levam ao prazer acima de tudo de um lado e o cinto apertado ao extremo de outro lado é que pode fazer da vida uma experiência compensadora. É a velha dúvida entre viver 10 anos a 1000 ou 1000 anos a 10. A escolha é sua.
2 Comentários
carlosmanuel
😆
Ismara
Olá, muito prazer!
Você acaba de ganhar mais uma leitora!
Fiquei muito feliz em conhecer seu trabalho pela internet, a forma como voce utiliza seus conhecimentos e quer propagar para o bem da humanidade. È tão raro isso. Gostei muito. Parabéns!