O Ronco: Como Parar de Roncar e Dormir Melhor
Ele chegou de mansinho, parecendo que seria apenas um companheiro ligeiramente incômodo, mas com o qual poderíamos nos adaptar. Com o tempo, entretanto, ele foi marcando mais e mais presença, aumentando o volume da sua voz até se transformar em um rugido de urso e, às vezes, tão tronitroante quanto um trovão.
E aí já era tarde. Medidas simples como limpeza nasal com soro fisiológico, uso de corticóide intranasal e uma pequena (ou até mesmo grande) perda de peso já não eram mais suficientes para aplacar sua ira e seu desejo de atrapalhar a noite de sono de seu humano hospedeiro e de sua companheira.
Noites mal dormidas se sucediam, o relacionamento ficava mais e mais abalado. Uma consulta médica com pneumologista mostrou uma alteração apenas leve na polissonografia, nenhum equipamento de assistência à respiração seria estritamente necessário neste momento.
Duas sugestões: emagrecer e aprender alguns exercícios respiratórios com uma fonoaudióloga.
Enquanto estes processos estavam sendo encaminhados, decidimos testar alguns “atalhos de internet”:
- Um “programa milagroso” que prometia a solução do ronco através de exercícios comprovados em poucos dias, com melhora JÁ NA PRIMEIRA NOITE
- Um aparelho magnético intranasal (como um clip) para aumentar a entrada de ar
- Um aparelho intrabucal para aumentar o espaço da mandíbula e evitar o turbilhonamento de ar
- Adesivos extranasais para afastar as narinas e também melhorar a entrada de ar
- Um aparelho eletrônico intranasal para melhorar o fluxo de ar e mitigar o ronco
Estes aparelhos todos estão a caminho e, uma vez que chegarem, os testarei um a um, e colocarei os resultados aqui, descrevendo-os com mais detalhe e compartilhando os links.
Enquanto isso, o foco será:
- Melhorar a alimentação
- Intensificar a atividade física
- Realizar pranayamas de equilíbrio
- Emagrecer
E você? Conhece alguma boa ideia ou solução para minimizar ou acabar com o ronco? Compartilhe nos comentários e vamos testar!