Propiltiouracil em falta no mercado. Onde comprar Propil?
A medicação propiltiouracila (Propil) está em falta no mercado, mais uma vez. O mesmo aconteceu em 2008, e deixou os endocrinologistas e pacientes órfãos.
Vamos entender o que está acontecendo e como podemos “dar a volta” e solucionar o problema.
Ao contrário de 2008, no qual houve um desabastecimento no mercado, desta vez a empresa que fabrica o Propil decidiu retirá-lo definitivamente do mercado, por questões estratégicas.
Assim, se você é usuário de Propiltiuracil, precisa seguir os seguintes passos, com brevidade:
- Agendar consulta com seu Médico Endocrinologista (você também pode agendar uma Consulta Online por Telemedicina AQUI)
- Você deverá passar por uma avaliação médica, com a realização de novos exames de TSH e T4 livre (já os leve juntos à consulta para facilitar a tomada de decisão)
- Nesta consulta, de acordo com o resultado do TSH e do T4 livre e da dose de Propiltiouracil que você vinha em uso, o Endocrinologista conseguirá trocar sua medicação pela dose de Tapazol adequada para o seu caso
- Se você tiver algum tipo de alergia ou intolerância ao Tapazol deverá conversar com seu Médico Endocrinologista sobre a possibilidade de realizar o Iodo131 radioativo ou cirurgia, já que não existem outras medicações no mercado além do Tapazol, agora que o Propiltiouracil saiu do mercado.
OBS: A caixa de comentários NÃO é espaço para solicitar ajuste de dose da sua medicação. Comentários que fizerem isso não serão aprovados. Seja responsável: Marque uma consulta presencial ou online com seu médico.
5 Comentários
leonidio
Olá, qual o motivo da retirada do remédio do mercado? Alguma informação sobre isso? Obg
Rafael Reinehr
Basicamente foi uma decisão estratégica da empresa. É a única informação que se tem. Os motivos exatos provavelmente devem estar associados a questões financeiras. Muitas empresas de software (como o Google) abandonam investimento em produtos que não recebem muita atenção ou tem muita demanda. O Propiltiouracil era um produto barato e muitíssimo menos usado do que o Tapazol. Isso deve ter sido fator determinante.
Rebeca
Pode ser q quem tenha tido reação ou alergia pelo tapazol, possa tentar usá-lo novamente e não apresentar reação?
Rafael Reinehr
Sim, apesar de que a chance de que quem tenha tido alergia uma vez ao Tapazol possa não ter alergia da segunda vez, a maioria dos casos apresenta reação ou alergia novamente. Bem como quem teve alergia ou reação ao Tapazol também acaba tendo reação com o Propiltiouracil, ou vice-versa. Nestes casos, quando o uso não é possível, acaba-se optando pelo I131 radioativo ou pela cirurgia, dependendo de cada caso, conforme avaliação do endocrinologista.
Pingback: