Em busca de sentido - Victor Frankl
Psicologia Positiva

Em Busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração – Viktor Frankl

Há alguns anos atrás, escrevi em minha coluna Medic(t)ando, na Revista DOC, acerca do livro Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração, de Viktor Frankl.

Hoje, como estudante da Pós-graduação em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização da PUC RS, voltei a ter contato com este livro, que li quando tinha cerca de 23 ou 24 anos.

Se você tiver oportunidade de tê-lo em suas mãos e lê-lo, não a perca. Nele, Frankl nos discorre sobre o Sentido da Vida, e como é importante nutri-lo, cultivá-lo ou mesmo criá-lo, se ainda não encontramos um para nossa vida.

A partir de sua experiência nos campos de concentração na Alemanha nazista, ele nos mostra o que faz os seres humanos passarem por situações-limite como essas e ainda assim, seguirem firmes no seu propósito.

Diz ele:

A vida ativa não tem sentido somente dando a oportunidade de concretizar; não há sentido apenas no gozo da vida e nas experiências do belo, da arte ou da natureza.

Também há sentido naquela vida que dificilmente oferece uma chance de se realizar criativamente e em termos de valores de forma criativa, mas que se lhe reserva apenas uma possibilidade de configurar o sentido da existência, experiência que consiste precisamente na atitude com que a pessoa se coloca face à restrição forçada de fora do seu ser.

A rigor, nunca importa o que ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós.

Viver significa arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pelo cumprimento das tarefas colocadas por ela a cada indivíduo, pelo cumprimento da exigência do momento.” – Viktor Frankl

Para saber mais, leia meu artigo sobre o livro ou, se quiser mergulhar mais profundamente, compre-o na Amazon, clicando na imagem abaixo:

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: