Efervescências,  Quase Filosofia

O que mais importa em um Novo Ano?

Ano Novo é tempo para resoluções que se desejam revoluções. A cada novo início da Revolução Solar, criada e demarcada pelo homem como forma de medir a passagem do tempo, renovamos nossas buscas e nossos compromissos.

Sonhos, planos, rumos… O que nos espera no Novo Ano que inicia? E quais são as escolhas e decisões que mais importam? #Saúde #Paz #Amor #DinheiroNoBolso, quais são as #Hashtags que farão o seu ano mais completo e feliz?

Nossa espécie passou por dois anos bastante difíceis e tumultuados. Precisamos aprender novas habilidades em um zás-trás e quem não aprendeu… …ficou para trás!

Agora, então, é hora de acelerar, certo? Aproveitar nossa vantagem e deixar para trás o velho, o que não funciona, o doente, aquele que não se adaptou…

Errado! É hora de observar, com discernimento, sabedoria e senso de fraternidade, que somos uma espécie que ainda tem muito a aprender e que as lições que forçosamente recaíram sobre nós (e insistentemente continuam e continuarão a recair) é que precisamos, cada vez mais, migrar nossos modelos de um paradigma competitivo para outro, cooperativo, baseado na solidariedade, na empatia, no apoio mútuo e na resiliência comunitária. Precisamos desenvolver, tão cedo quanto possível, um senso de pertencimento. Pertencimento para muito além da nossa espécie comum, pertencimento à nossa Casa e ao nosso horizonte comum.

Todos nascem desejando a felicidade. Alguns, desde cedo, são atordoados e apartados de um caminho que lhes facilite uma vida plena e feliz. Outros, apesar das numerosas oportunidades, desfrutam momentos alegres e desperdiçam as escolhas que podem lhes trazer felicidade duradoura.

Não é realizando uma jornada individual, contra todos e o mundo, que encontraremos nossa felicidade. É mergulhando em uma experiência coletiva, trocando saberes, sentires e devires que temos as maiores chances de encontrar equilíbrio, paz, leveza, sabedoria e felicidade e bem viver.

Que neste Ano Novo você encontre o conjunto de #Hashtags que faça sentido para você e que, ao mesmo tempo, te leve a viver com o senso de #Interdependência #Conexão #AmorAoPróximoEASiMesmo e #Pertencimento que tão bem farão a você, à nossa espécie humana e ao planeta.

São meus votos para o ano que entra.

Com todo carinho do mundo,

Rafael Reinehr
Alquimista de Possibilidades

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.