Efervescências,  Quase Filosofia

O que mais importa em um Novo Ano?

Ano Novo é tempo para resoluções que se desejam revoluções. A cada novo início da Revolução Solar, criada e demarcada pelo homem como forma de medir a passagem do tempo, renovamos nossas buscas e nossos compromissos.

Sonhos, planos, rumos… O que nos espera no Novo Ano que inicia? E quais são as escolhas e decisões que mais importam? #Saúde #Paz #Amor #DinheiroNoBolso, quais são as #Hashtags que farão o seu ano mais completo e feliz?

Nossa espécie passou por dois anos bastante difíceis e tumultuados. Precisamos aprender novas habilidades em um zás-trás e quem não aprendeu… …ficou para trás!

Agora, então, é hora de acelerar, certo? Aproveitar nossa vantagem e deixar para trás o velho, o que não funciona, o doente, aquele que não se adaptou…

Errado! É hora de observar, com discernimento, sabedoria e senso de fraternidade, que somos uma espécie que ainda tem muito a aprender e que as lições que forçosamente recaíram sobre nós (e insistentemente continuam e continuarão a recair) é que precisamos, cada vez mais, migrar nossos modelos de um paradigma competitivo para outro, cooperativo, baseado na solidariedade, na empatia, no apoio mútuo e na resiliência comunitária. Precisamos desenvolver, tão cedo quanto possível, um senso de pertencimento. Pertencimento para muito além da nossa espécie comum, pertencimento à nossa Casa e ao nosso horizonte comum.

Todos nascem desejando a felicidade. Alguns, desde cedo, são atordoados e apartados de um caminho que lhes facilite uma vida plena e feliz. Outros, apesar das numerosas oportunidades, desfrutam momentos alegres e desperdiçam as escolhas que podem lhes trazer felicidade duradoura.

Não é realizando uma jornada individual, contra todos e o mundo, que encontraremos nossa felicidade. É mergulhando em uma experiência coletiva, trocando saberes, sentires e devires que temos as maiores chances de encontrar equilíbrio, paz, leveza, sabedoria e felicidade e bem viver.

Que neste Ano Novo você encontre o conjunto de #Hashtags que faça sentido para você e que, ao mesmo tempo, te leve a viver com o senso de #Interdependência #Conexão #AmorAoPróximoEASiMesmo e #Pertencimento que tão bem farão a você, à nossa espécie humana e ao planeta.

São meus votos para o ano que entra.

Com todo carinho do mundo,

Rafael Reinehr
Alquimista de Possibilidades

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.