Saúde da Sociedade

Sobre fazer a diferença e a indiferença à política

Já faz alguns anos que não participo do circo eleitoral.

Minhas últimas eleições nas quais efetivamente depositei meu voto nas urnas foram em 2000. Depois disso, votei em branco uma vez e, nas últimas eleições, nem saio mais de casa para votar, tampouco justifico o voto. Então, segue-se uma explicação sobre como fazer para não perder meus direitos civis e bla bla bla…

Para muitas pessoas, isso representa uma indiferença ao ato político. Para mim, muito pelo contrário. Meu sentimento não é de indiferença.
É de certeza de que outra política é possível. De que outros caminhos são desejáveis e necessários. E estes caminhos passam pela reunião de pessoas sensíveis, humanas, inteligentes e dedicadas ao bem comum em redes cooperativas significativas como a Coolmeia e outras afins.
Não precisamos mais ficar acuados acreditando que a via político-partidária é a única saída. Precisamos dedicar uma parcela de nossa atenção e nossas vidas a praticar, aqui e agora, a vida em comunidade e em redes autogestionadas, horizontais e confederadas que acreditamos sejam possíveis inverter este sistema opressor, excludente e corrupto que ora vigora.
A infraestrutura está sendo criada, modelos baseados em compartilhamento, peer to peer, sistemas de software, hardware e conhecimento aberto implementados. O “novo humano” está começando a entender os processos de tomada de decisão horizontais e já não se choca quando os reconhece.
No processo, muito mais do que uma mudança de cima para baixo, uma mudança cultural, na percepção de como as coisas são e como deveriam ser levam a um despertar gradual e o surgimento de uma massa crítica, que progressivamente se afasta dos caminhos da hierarquia e da pseudorepresentatividade e se aproxima da vida significativa e singular.
Neste dia 5 de outubro, exercite sua consciência e juízo crítico, e comece a se aproximar de redes, coletivos e movimentos que lutam e afirmam o bem coletivo sem criação de lados ou partidos. Se ainda não souber onde procurar, fale comigo. Procuraremos juntos,

enquanto caminhamos e compartilhamos nosso sonho comum.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.