A Arquitetura da Felicidade
Quase Filosofia

A Arquitetura da Felicidade

And so la nave va

Enquanto escrevo estas palavras, estacionado em um posto de combustível no meio do coração da cidade, escuto a história de Buda, nascido em Lumbini, onde hoje é o Nepal, cerca de 500 A.C., a partir da leitura do audiolivro “No-nonsense Buddhism for Begginners“, no Audible.

Ao mesmo tempo, faço uma busca por um artigo chamado The Architecture of Happiness (A Arquitetura da Felicidade) no Sci-Hub e, ao mesmo tempo em que não encontro o artigo disponível na plataforma, fico impressionado com o absurdo volume de conhecimento científico e técnico que é publicado a cada minuto e é indexado apenas por esta plataforma de conhecimento livre. A imagem abaixo pode dar uma ideia do que estou falando:

sci-hub

Cerca de 10 publicações novas indexadas por segundo. Onde é que isso tudo vai parar, diria o filósofo portoalegrense Humberto Gessinger.

Enquanto no áudio ouço palavras como Liberação, Despertar, Estar Consciente, A Realidade Como Ela É versus A Realidade Como a Percebemos, vejo em simultâneo esta profusa produção de conhecimento reducionista, caminhando cada vez mais para o “mínimo detalhe” e, com frequência, criando a imensa dificuldade de reconstruir o todo, o Holos (que muitas vezes é maior do que a soma de suas partes).

E isso me fez pensar:

Qual é a profundidade do mergulho que temos que dar em direção ao detalhe, à parte, para conhecer as minúcias desta, qual é a utilidade deste mergulho (para quê e a quem ele serve ou poderá servir) e qual é a quantidade de ar que resta em nossos pulmões para que possamos retornar à superfície e dar sentido ao nosso mergulho, em primeiro lugar? Faz sentido um mergulho tão profundo que não permita um retorno para que possamos contar a história? Ou as pistas que coletarmos servem de atalhos para uma nova geração de aventureiros, que usarão as informações ocultas em nossos debris como catalisadores de um novo porvir? Ou ainda, será que o mergulho mais profundo que podemos dar não é em direção à parte, mas à compreensão de um Todo que já está em nós, e apenas está oculto por camadas de ilusão e fumaça, disfarçado por toda sorte de distrações do mundo moderno?

Uma das conclusões a que Buda chegou, após alcançar a Iluminação, é que de forma a conhecer a Iluminação, um ser humano precisa experimentar certos aspectos dela por si próprio e diretamente. Nenhum tipo de palavra, conceito ou ensinamento é capaz de fazer com que alguém possa compreender a Iluminação a partir de uma explicação. Ela precisa ser experimentada. Assim, ao invés de ensinar uma série de crenças, Buda ensinou uma série de práticas, um método para ajudar as pessoas a experimentarem a iluminação por si mesmas.

And so, la nave va

Ao invés de verificar se um determinado ensinamento é verdade ou não, em si próprio, somos convidados a verificar se ele funciona, ou não.

Na vida, use isto como guia. Se atenha menos às palavras e mais à realidade dos fatos à sua frente. Alguém lhe vendendo algo que ele mesmo não possui? Hummm… Desconfie.

Sim, a busca pelo infinitesimal tem criado de supercomputadores a telescópios espaciais, passando por nanopartículas e uma série de melhorias para nossa vida moderna, mas a desconexão com o todo tem criado poluição ambiental, novas doenças crônicas, estresse crescente e redução da biodiversidade…

Aprenderemos a mergulhar na medida certa e tecer redes que façam sentido para nossa jornada humana, ou seremos somente mais uma experiência desde complexo transmutar-se que é a Vida?

And so, la nave va

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: