Cultivando relações genuínas com pessoas singulares
Efervescências,  Quase-Idéias

Retomando a Experiência de Blogueiro Original na Blogosfera

Esse blog completou 20 anos no dia 14 de dezembro de 2023. Antes dele, já havia escrito em outros blogs, desde o início de 2003, conto essa história aqui, mas o Escrever por Escrever é minha experiência mais duradoura. É literalmente uma Arca do Tempo, meu Armazém de Ideias Ideais.

Muitas águas rolaram, a Blogosfera perdeu tração, as mídias sociais surgiram e subiram no interesse das pessoas, o conceito de “blogueiro” desvirtuou-se (e muito!), a atenção agora está voltada aos vídeos, aos hooks, e à inundação sempre presente e crescente de dopamina nos neurotransmissores da Gen Z e dos Millenials, em sua grande maioria.

Então, Rafael, que teimosia é essa de ainda marcar passo por aqui? E que história é essa (ouvi falar por aí…) que você irá voltar a blogar a todo vapor? Isso é verdade? E faz sentido? Não é um gasto de energia inútil?

Bem… Vamos lá! Vou lhes apontar uma série de razões pelas quais tenho total interesse em voltar a publicar aqui em meu blog e em outros espaços afiliados a este blog.

  1. Por algum tempo, o slogan “Cultivando relações genuínas com pessoas singulares” aparecia no topo, na capa do meu site. Apesar de não estar mais lá, ainda tenho esse desejo: de conectar-me profunda e autenticamente com pessoas de verdade, de carne, osso, inteligência rara e emoções puras e verdadeiras. Esse espaço e o tipo de linguagem, ora intimista, ora direto ao ponto, mas sempre autêntica, genuína, vai me permitir resgatar essa busca e a conexão com essas pessoas.
  2. Quero voltar aos meus textos longos, profundos, reflexivos. E aos meus textos nonsense. E aqui tenho essa liberdade. Não vou escrever para agradar pessoas ou nenhum algoritmo. Minha escrita frequentemente foi catarse. E quero isso de volta. Escrever Por Escrever como forma de arte, filosofia, política, como forma de sangrar e colocar para fora o que precisa lá estar.
  3. Chega de colocar o que temos de melhor em espaços de outrem. As redes sociais são uma vitrine, sim. Todo mundo está lá. Mas quantidade é qualidade? O que tenho extraído das interações naqueles espaços? A resposta a essa pergunta é: sou muito grato pelas pessoas que chegam até mim e até ao meu trabalho através das mídias sociais como Tiktok, Facebook, Twitter, Threads, Instagram, Bluesky, Linkedin, Youtube… Mas quero mais! Quero criar vínculo, comunidade, interações, aprendizagem e aperfeiçoamento humano mútuo. Com isso, não digo que – por ora – vou abandonar as “vitrines”… Apenas vou distribuir melhor minha energia entre o que realmente faz sentido para mim e o que “as pessoas esperam” que eu faça.
  4. Aqui é minha casa. Onde publiquei algumas das melhores pérolas que publiquei ao longo destes anos todos. Quero transformar isso aqui em um verdadeiro Jardim Digital (veja o conceito de Digital Gardening no site da Maggie Appleton), um espaço onde voltarei a cultivar minhas melhores sementes, transformando-as em brotinhos, flores, frutos e, quem sabe, uma bela d’uma agrofloresta que conecte o campo e a cidade, a montanha e o mar, a terra e o céu, o divino e o profano… É aqui onde me sinto em casa, é aqui que chamo de Lar.
  5. Este blog tinha milhares de leitores diários há alguns anos atrás. Ao abandoná-lo, perdi esses leitores, que criavam uma comunidade intelectual e de amizade muito sensível e pungente. Quero tentar recriá-la, aos poucos, se possível for. Para tanto, vou contar com os poucos e bons que por aqui estiverem para deixarem suas ideias de como criar Vida por aqui. Tenho um punhado de boas ideias para começar e digo que, desde já, toda ajuda é bem-vinda!

E a você, que chegou até aqui na leitura, pergunto: o que você quer trazer de seu para tornar esta aventura uma jornada compartilhada?

Seguimos! Audaciosamente indo, de mãos dadas, Todos Pelo Bem Comum. Até o próximo escrito! 😉

PS: daqui a menos de um mês, no dia 01 de julho de 2024, completo 48 anos. Farei nesta data algo especial aqui no Blog e nas minhas redes. Fique por perto, vou adorar contar com tua presença nesse momento de Celebração!

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.