Curtas da Saúde

O que é pré-diabetes?

O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose em jejum encontram-se entre 100 e 125mg/dl no sangue ou entre 140 e 199mg/dl após um teste de tolerância oral à glicose com 75g de dextrose. É um estado intermediário entre o metabolismo normal e o diabetes, em que o corpo já apresenta sinais de insuficiência relativa da função do pâncreas, que não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina exigida pelo corpo, quer seja por causa da obesidade, sedentarismo, alimentação incorreta, envelhecimento ou fatores genéticos. Se não tratado com dieta e exercícios físicos, evolui para o diabetes. Se tratado adequadamente, com dieta específica e pelo menos 150 minutos de exercícios semanais, tem uma redução de 58% na chance de vir a ser diabético. Para saber se temos pré-diabetes, um simples exame de sangue já nos informa isso. Entretanto, alguns fatores de risco já nos alertam sobre a possibilidade de presença do mesmo: estar muito acima do peso, não fazer exercícios físicos, ter mais de 45 anos, colesterol alto, hipertensão, ovários policísticos ou ter tido diabetes gestacional. Alerta: de 10 a 25% dos adultos têm pré-diabetes!

4 Comentários

  • Rosilene

    Eu gostaria muito de saber se realmente sou ou não diabetica des do dia em que fiz exame em jejum de 12 horas e deu 104, o medico falou que eu ja era diabetica isso procede eu tomo 100mg de glifage xr. por favor me ajude na resposta obrigada.

  • Rafael Reinehr

    Consultorias…
    Robson, apesar de não realizar consultas pelo site, se precisares de alguma consultoria na área de Endocrinologia e Metabologia, prenda o grito.

    Valter, cuida-te por aí meu irmão! Senão como vais fazer para publicar todos os livros que andas escrevendo? Capricha aí! Tudo isso que você citou tem como ser otimamente controlado hoje em dia.

  • valter ferraz

    Dottore,
    meu caso já não é mais de pré-diabetes, tô mais para o pós. Gota, hipotireodismo, ácido úrico, colesterois, enfim o famoso carrinho de mão.
    Acho que prá mim, só reza mesmo.
    Grande abraço

  • Robson

    Era o que eu precisava
    Olá, Rafael.
    Eu estou com uma nova cliente no consultório psicológico, e essas informações vão ser muito boas para eu lidar com o caso dela.
    Valeu. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.